Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Moralismos e Extremismos:

(...)

Esta também era a minha dificuldade: anular-me e não pretender que o Sol me elegesse como o centro de sua órbita no Cosmo! Quanto mais conseguisse me apequenar, mais conseguiria realmente superar-me – não ser mais que os outros, mas, sim, mais que eu mesmo. Todavia, como é difícil viver com sinceridade! Creio até que ainda não possuímos sanidade mental para sermos inteiramente bons... O Amor, em quem não está preparado para amar ou ser amado, pode levar à loucura. Espero que eu esteja sendo compreendido. A renúncia de um Francisco de Assis, por exemplo, induziu à perturbação os que, espiritualmente, não se colocaram à altura de compreendê-la... Os que querem se fazer santos da noite para o dia ensandecem. Eu já tratara de pacientes assim: escolhendo o caminho da santidade plena, abdicavam de tudo – dinheiro, conforto, vida sexual ativa... Os que não se transfiguraram em intolerantes e intoleráveis moralistas, pregando o advento do Reino de Deus pelas ruas, iam parar no Sanatório em lastimável situação. Era, pois, melhor não ter pressa – pecar sem extremismo e ser virtuoso com moderação; avançar sempre, mas um passo atrás do outro e não pretender tomar o Céu de assalto...
Livro: Por Amor ao Ideal
Carlos A. Baccelli, pelo Espírito Inácio Ferreira
Casa Editora Espírita Pierre-Paul Didier
Para mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo.
Projeto Saber e Mudar
Aos poucos e sempre.
Estudar e conhecer.

Agir e transformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário